Lixo zero

Ao que parece, finalmente este Brasil dá um passo importante em direção à civilidade. O projeto “Lixo Zero” autoriza agentes públicos a aplicarem multas a quem for flagrado jogando lixo na rua, começou a ser executado no dia 20 de agosto no centro do Rio de Janeiro. Baseado na lei municipal 3273, o programa prevê multas de R$ 157 a R$ 3.000.
Até às 17 horas do primeiro dia de aplicação do preceito legal informou-se que 110 pessoas foram multadas no centro da cidade, a expressiva maioria fumantes que jogaram suas guimbas de cigarro fora das lixeiras.
Esta postura causou uma reação em cadeia em diversas cidades. Assim, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Salvador, dentre outras, já estão preparando seus projetos de lei para seguir o mesmo caminho do Rio.
Quando o poder público se conscientizar de que lixo é uma questão de extrema importância, de alcance e abrangência bastante significativos, e passar a disciplinar também sua disposição nos condomínios, levar a sério a coleta seletiva, ajudar a promover a reciclagem de óleo de cozinha e participar de forma efetiva na disposição correta de pilhas e baterias, certamente teremos um planeta mais sadio.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s