Fogo! Fogo! Chame os Bombeiros!!!

Quem vivenciou ou presenciou essa experiência, mesmo que num evento de pequenas proporções, nunca vai se esquecer.

Os grandes incêndios ocorridos nos edifícos Andraus e Joelma em São Paulo há muitos anos deixou profundas marcas na memória da cidade.

De vez em quando ouvimos a respeito de fogo em condomínios, a maior parte de pequeno alcance, graças à interferência rápida e eficiente da equipe do Corpo de Bombeiros.

O mais recente, ainda bastante comentado, é o que houve na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, RS, em janeiro deste ano. Apesar de não ser um condomínio, vários artigos foram escritos ‘trazendo’ o acidente para o ambiente condominial e pondo em evidência a figura do síndico.

As causas são as mais variadas, desde falta de manutenção preventiva na parte elétrica do edifício, sobrecarga na rede instalada, utilização de plugs tipo benjamim (também chamados de ‘tês’) nas unidades autônomas, quando envolvem vazamento de gás de cozinha, guimbas de cigarro jogadas ainda acesas em cestos de lixo, ou quando determinado condômino ‘acende uma vela e vai ao cinema’ (até parece nome de filme nacional).

Enquanto gestores condominiais, em qualquer nível de atuação, é nosso dever prevenir acidentes. Especialmente fogo, cujo desfecho é simplesmente imponderável.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em segurança com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s