Esgoto tratado para irrigar pastagens

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Jaboticabal (342 km de São Paulo) conseguiu utilizar esgoto tratado para irrigar áreas de pastagem e, com isso, economizar água.

Além de colaborar no combate à crise hídrica, a técnica, que não compromete a qualidade da carne, melhora a qualidade do solo, aumenta a produção da forragem utilizada na alimentação do gado e reduz a zero os custos com adubação. A técnica já está disponível e pode ser aplicada imediatamente.

O trabalho, conduzido pelo engenheiro ambiental e doutorando Gilmar Oliveira Santos, demonstrou que, com a utilização do esgoto, é possível economizar em média 30 mil litros de água por ano em cada hectare de terra, o que equivale a 10 mil metros quadrados, área similar à de um campo de futebol.

beija flor e água

Santos utilizou uma área de 288 metros quadrados para realizar o experimento. Ele captou o esgoto tratado proveniente de uma estação de tratamento da cidade, que antes era despejado de volta ao rio.

Economia e produção – Santos diz acreditar ainda que a técnica desenvolvida com ele será aplicada de forma rápida porque, além de ambientalmente correta, é financeiramente viável, já que zera os custos de adubação.

“Não adianta ter uma ideia ambiental e sustentável, se não for lucrativo para o produtor. Esse é o diferencial. Minha proposta faz com que os produtores deixem de comprar o adubo, já que o esgoto tratado tem todos os nutrientes que as plantas precisam, e também ajuda a preservar a água”, diz.

Matéria completa em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/02/10/112844-pesquisa-da-unesp-permite-que-esgoto-tratado-sirva-para-irrigar-pastagens.html. Acesso 18/02/2015.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em diversos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s