Esgoto tratado para irrigar pastagens

Uma pesquisa da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Jaboticabal (342 km de São Paulo) conseguiu utilizar esgoto tratado para irrigar áreas de pastagem e, com isso, economizar água.

Além de colaborar no combate à crise hídrica, a técnica, que não compromete a qualidade da carne, melhora a qualidade do solo, aumenta a produção da forragem utilizada na alimentação do gado e reduz a zero os custos com adubação. A técnica já está disponível e pode ser aplicada imediatamente.

O trabalho, conduzido pelo engenheiro ambiental e doutorando Gilmar Oliveira Santos, demonstrou que, com a utilização do esgoto, é possível economizar em média 30 mil litros de água por ano em cada hectare de terra, o que equivale a 10 mil metros quadrados, área similar à de um campo de futebol.

beija flor e água

Santos utilizou uma área de 288 metros quadrados para realizar o experimento. Ele captou o esgoto tratado proveniente de uma estação de tratamento da cidade, que antes era despejado de volta ao rio.

Economia e produção – Santos diz acreditar ainda que a técnica desenvolvida com ele será aplicada de forma rápida porque, além de ambientalmente correta, é financeiramente viável, já que zera os custos de adubação.

“Não adianta ter uma ideia ambiental e sustentável, se não for lucrativo para o produtor. Esse é o diferencial. Minha proposta faz com que os produtores deixem de comprar o adubo, já que o esgoto tratado tem todos os nutrientes que as plantas precisam, e também ajuda a preservar a água”, diz.

Matéria completa em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/02/10/112844-pesquisa-da-unesp-permite-que-esgoto-tratado-sirva-para-irrigar-pastagens.html. Acesso 18/02/2015.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em diversos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s