Os itens de lazer do condomínio podem ser determinantes na escolha do local de moradia da família.
É exatamente por isso que os chamados condomínios-clube, aqueles com inúmeras áreas de lazer – piscinas, quadras de esporte, salões de jogos, salões de festas, salas de ginástica, espaço gourmet, cinema, playground, berçário, brinquedoteca, espaço para ensaio musical, divulgado pelas incorporadoras como garage band, saunas, pista de cooper, dentre outros – têm tido muito sucesso na sua implementação, tremenda aceitação no mercado.
Por que será?
Ter tudo isso à mão, sem precisar pegar o carro, sair à rua, enfrentar o trânsito, a incessante procura por uma vaga, o próprio custo envolvido ao estacionar o veículo, a incerteza de que o carro estará intacto, enfim, pode valer muito, a depender da cidade onde se mora.
Nas grandes cidades, afinal, segurança é preponderante. E não ter que sair de casa para caminhar, fazer ginástica, praticar algum esporte, assistir a um filme (ou uma boa partida do esporte preferido) ou cozinhar com amigos, uma bela sessão de sauna… ou, em relação aos “pequenos”, não precisar sair de casa para brincar, estudar, tocar um instrumento, jogar bola ou comemorar o aniversário com os amiguinhos são coisas bem relevantes e que potencializam a moradia segura.
Tudo isso remete também à manutenção: é preciso que a administração se dedique com afinco para deixar tudo em pleno funcionamento, equipamentos revisados periodicamente, iluminação checada, tudo limpo e pronto para uso.