Elevador, esse incompreendido

Tecnicamente chamado de veículo de transporte vertical, o elevador não é levado a sério nas edificações.
Lá dentro se pula, se brinca, se excede sua capacidade nominal de carga, se prende a porta para esperar alguém, enfim, muitas atitudes desaconselháveis se vê a todo dia, a toda hora.
O documento chamado regulamento interno, o manual de conduta que pauta a convivência entre todos os comunheiros, disciplina seu uso, proibindo tudo aquilo a que nos referimos anteriormente.
Crianças com menos de dez anos de idade não devem viajar desacompanhadas, cães e outros animais de estimação devem ser transportados no colo do dono, vandalismo em seu interior deve ser evitado, transporte de entulho de obra ou materiais de construção devem observar os horários permitidos e o limite de carga admitido pelo fabricante.
Ah sim, em caso de paradas repentinas, por avaria ou falta de energia mantenha a calma e aguarde a chegada do técnico. Não permita que pessoa não capacitada no resgate se envolva. Pode ser fatal.

NUNCA chame mais de um elevador de cada vez, chame sempre o que estiver mais próximo.

Além da economia de energia – o planeta agradece! – é uma questão de cidadania, de civilidade para com os demais moradores.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em convivência e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s