AVCB previne incêndios?

No último dia 04 de fevereiro de 2014 um incêndio destruiu o centro cultural do Liceu, consumindo grande parte da coleção centenária de seu acervo.

As informações divulgadas pela imprensa dão conta de que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, estaria vencido há 20 anos.

No âmbito da Prefeitura de São Paulo, mais especificamente a Secretaria Municipal de Licenciamento, o AVS (Auto de Verificação de Segurança), documento que atesta a instalação dos extintores de incêndio, sistemas de detecção e alarme de advertência geral, equipamentos de combate a incêndio (extintores, hidrantes, chuveiros automáticos, dentre outros), rotas de fuga, saídas de emergência, estaria em processo de liberação.

Documentos que atestem que os equipamentos de prevenção e combate a incêndios estão ‘ok’, que o alarme de incêndio acabou de passar por manutenção, que os sensores de fumaça e os sprinklers (chuveirinhos instalados no teto) foram testados e em funcionamento, que as rotas de fuga estão perfeitamente sinalizadas, que os extintores estão todos lá e devidamente carregados, que as portas corta fogo foram revisadas, por si só, não evitam que incêndios aconteçam. Mas, certamente devem possibilitar um combate mais rápido e eficaz, e minimizar as nefastas consequências.

O Liceu de Artes e Ofícios foi fundado em 1873. Lá foi construído o primeiro hidrômetro 100% nacional, e onde se produziu portais em madeira para a Catedral de São Paulo, esquadrias metálicas do Masp e outras obras importantes para a cidade.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em segurança e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s