Da série “O condomínio ideal” #7 – Vizinho

Em condomínios, a condição de ter ou não vizinho praticamente não existe. O de cima, o de baixo, os do mesmo andar…

O que é preciso ter em mente é a civilidade que deve permear a relação entre todos que lá habitam, trabalham ou circulam.

Cortesia, urbanidade, polidez.

Imagem

Se se consegue imprimir essas características no nosso dia a dia teremos respeito ao nosso merecido descanso, eis que iremos respeitar o descanso alheio.

Ter regras claras também é primordial.

O Regulamento Interno bem detalhado também ajuda a dirimir dúvidas, a pontuar os limites dos direitos de cada um em relação aos demais, disciplinando minuciosamente as condições de utilização dos itens de lazer, especialmente os horários dos eventos, os sons e barulhos permitidos, número de convidados, reserva antecipada, quando for o caso, e tantas outras questões.

Enfim, vizinho ideal é aquele que, como você, não cria problemas ou gera reclamações aos moradores adjacentes, sem abrir mão de seus direitos, mas, sobretudo, de seus deveres.

Pura cidadania.

 

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em convivência com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s