Imóveis adaptados para idosos em condomínios

Aquela que se denomina, em termos politicamente corretos de ‘a melhor idade’, tem orientado o mercado imobiliário numa direção até então inimaginada.

Muitas incorporadoras aceitam ‘encomendas’, ainda na fase da planta, de adaptações nas unidades, para atender esse exigente e endinheirado público.

Algumas o fazem sem custo extra, e abrange vãos de portas mais largos, troca de louças e metais sanitários, instalação de barras de apoio, fixadores nos tapetes, vinculando vagas de garagem mais largas a essas unidades.

Pisos de borracha ou com materiais antiderrapantes, portas de correr, torneiras com registros monocomandos ou acionamento automático, tomadas instaladas entre 0,50 e 1,00 metro de altura, botões de emergência em todos os cômodos da casa e ao alcance das mãos, além da acessibilidade são itens que também pesam na hora da compra.

Imagem

Antes mais comuns em empreendimentos de médio e alto padrão, os imóveis com adaptações e serviços para a terceira idade chegam ao padrão econômico.

A premissa básica é a de que o imóvel ideal para idosos, segundo a professora Sheila Ornstein, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, ‘deve evitar acidentes e permitir independência’.

 

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em diversos com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s