Os condomínios na cidade de São Paulo, pelos anúncios d’O Estadão – II

O edifício Mendes Caldeira, que ficava na Praça da Sé e foi demolido para dar lugar à principal estação do metrô paulista, era anunciado em 1960, como “ponto de encontro de mais de cem bairros, no ponto chave das zonas bancária e judiciária de São Paulo”.

Primeiro prédio de escritórios de São Paulo, o Palacete Martinico Prado foi projetado por Ramos de Azevedo a pedido do então prefeito Antônio Prado, irmão do homenageado no nome do edifício.

Inaugurado em 1954 durante as festas do 4º Centenário, o prédio do Othon Palace Hotel abrigava no último andar um dos mais luxuosos restaurantes da capital, o Chalet Suisse, com vista para o Vale do Anhangabaú, no centro velho de São Paulo, foi um dos ícones da rede hoteleira paulistana.

Marco arquitetônico da cidade, o Altino Arantes, prédio do antigo Banespa, atual Santander, tem 162 metros de altura e um mirante de onde é possível ver o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista, o Palácio das Indústrias, as fábricas do Brás e da Mooca, foi inaugurado em junho de 1947. Com linhas inspiradas no Empire State de Nova York, marca uma mudança na arquitetura paulistana, quando a cidade passou a trocar o estilo clássico francês por edifícios que seguiam o desenho americano.

Imagem

Desta forma vemos uma brevíssima história da gênese condominial na cidade de São Paulo, cidade que elegemos para morar e grande parte da população tem um condomínio em seu cotidiano quer seja no trabalho, quer seja como lar, ou ainda ambos.

A quem quiser pesquisar, segue o link: http://acervo.estadao.com.br/.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s