A importância da boa convivência condominial entre síndico, moradores e funcionários. Parte 4-final

Ser síndico, já se disse, não é concurso de popularidade. É inerente ao cargo cumprir e fazer com que se cumpram os preceitos da lei, da convenção e do regulamento interno.

Isso, por si só, corresponde a ser o fiscal das regras dentro daquele perímetro. E fiscal, já viu, tem que chamar a atenção, puxar a orelha, advertir, multar, ser o signatário da procuração para que o advogado possa ajuizar ação-de-cobrança-de-cotas-condominiais-em-atraso-do-seu-vizinho-de-porta.

Absolutamente não se está propagando aqui a tese de que o síndico deva ser um tirano, um déspota.

É possível ao síndico desempenhar seu papel sem deixar de lado o bom senso, a cortesia, a civilidade, tendo ótima convivência com todos, moradores e funcionários.

assembleia na garagem2

Uma dessas ocasiões seria a assembleia. Embora a lei não permita ao inadimplente participar dela, poderia o síndico defender em plenário que o condômino, nessa condição, se faça presente e até assine a lista de presenças sem, contudo, ter direito a voto e, muito menos, tumultuar a reunião.

Enfim, a importância da boa convivência entre síndico, moradores e funcionários passa necessariamente pela forma de como se comportam esses atores, especialmente frente às situações em que regras pactuadas não forem atendidas, e pela compreensão de que não resta ao fiscal outra alternativa que não a de aplicá-las com o rigor lá preconizado.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em síndico com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s