Animais Domésticos e Problemas Urbanos

Os grandes centros urbanos enfrentam o desafio de garantir um habitat saudável aos seus habitantes. Entre estes desafios, destaca-se o controle da população de pequenos animais, que vivem e sobrevivem em relação direta com as condições do meio ocupado pelo homem.

Nestes grandes centros, milhares de cães frequentam as vias públicas, sendo muitas vezes atropelados e ou envolvidos em acidentes de trânsito, sem contar com a própria situação de maus tratos a que são submetidos. Outro fator a ser considerado é o risco de transmissão de zoonoses como a leptospirose, verminoses, dermatites entre outras.

A raiva (doença letal), apesar de estar controlada (erradicada), causa grande preocupação com o alto número de pessoas agredidas por cães na cidade aumentando a cada ano.

Todos estes problemas demonstram a urgência de unir esforços na sociedade, para que se obtenha o controle, enfatizando a necessidade de sensibilização da população sobre a posse e responsabilidade de animais de estimação.

animais problemas urbanos

Pense bem:

1 – Não adotar um animal pensando que o mesmo é brinquedo para criança

2 – Estar disposto a cuidar desse animal durante toda a sua vida, cães e gatos vivem 10 a 20 anos em média

3 – Ter espaço suficiente para o crescimento desse animal, bem como oferecer segurança para que o animal não acesse as vias públicas

4 – Custear a alimentação e cuidados veterinários como: vacinas, vermifugos e outros procedimentos quando necessário

5 – Não abandonar seus animais durante as férias ou situações de emergência

6 – Planejar as crias evitando número desnecessário de animais, contribuindo para uma população descontrolada. No planejamento, considerar a castração como método eficaz para este controle.

Veja mais em http://ambientes.ambientebrasil.com.br/urbano/artigos_urbano/animais_domesticos_e_problemas_urbanos.html. Acesso em 18/12/2015.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em diversos e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s