Entenda o golpe do boleto e saiba como evitá-lo

Você recebe sua fatura da cota condominial em casa. Vai ao banco mais próximo, ou se senta à frente do computador e paga a conta. Mas, no mês seguinte, recebe notificação de que está inadimplente. Como? Esse é o “golpe do boleto”!

A fatura tem alguns números do código de barras alterados por quadrilhas especializadas, que redirecionam os pagamentos.

O que fazer?

Quando se trata de boletos impressos, é importante observar a qualidade do documento. Papel e impressão inferiores aos de costume, formatação estranha, manchas ou borrões na impressão, erros de português são indicativos de que possa ter havido sua interceptação.

boleto doente

Confira também se os três primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco em questão. Na dúvida, não faça o pagamento e entre em contato com a administradora.

Boletos enviados por e-mail também devem ser analisados com cautela.

É essencial que o antivírus do seu computador esteja sempre atualizado. Caso precise imprimir uma via de boleto pela internet, evite fazê-lo em computadores que você não conhece.

Digite o endereço direto no navegador! Nunca use sites de busca para encontrar o site do banco ou de qualquer fornecedor.

Sempre confira se o valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto são compatíveis com os que você já pagou em meses anteriores. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.

Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em financeiro e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s