Arquitetura árabe é inspiração para tecnologia que protege prédios de raios solares e reduz gasto com ar-condicionado

Dois prédios comerciais de 145 metros de altura localizados na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foram construídos de forma inovadora. Para reduzir o calor no ambiente, sem desrespeitar a lei que restringe o uso de aparelhos de ar condicionado, as Al Bahar Towers foram desenvolvidas com painéis protetores que amenizam a temperatura no interior dos edifícios. Além de utilitários, os painéis também foram desenhados com inspiração em elementos estéticos da arquitetura árabe.

Os painéis foram criados por uma das cinco maiores empresas de arquitetura do mundo, a Aedas Architects, que se espelhou no mashrabiya (elemento arquitetônico árabe) para a composição. O mashrabiya é um elemento tradicional, que combina decoração com funcionalidade. Normalmente acoplados em janelas, ele funciona como um misto entre telas e venezianas, diminuindo a incidência de luz e projetando bonitos padrões no interior do ambiente.

A temperatura média na cidade de Abu Dhabi é de aproximadamente 34,2°C, chegando a atingir os 40°C entre os meses de junho e agosto. Os protetores, controlados eletronicamente, são capazes de amenizar cerca de 50% do calor gerado pelo sol nos dois prédios. Os painéis triangulares podem se dobrar ou se esticar para reter ou permitir a passagem de luz solar.

Fonte: Arch Daily

Veja mais em  http://www.ecycle.com.br/component/content/article/41-pegue-leve/4112–arquitetura-arabe-e-inspiracao-para-tecnologia-que-protege-predios-de-raios-solares-e-o-reduz-gasto-com-ar-condicionado.html?utm_source=eCycle&utm_campaign=3ffbe03522-Newsletter_210_04_03_2016&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-3ffbe03522-150575977   Acesso 04/03/2016.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s