Todo mundo sabe da importância da água para a vida na Terra e da necessidade de sua preservação. Mas você já parou para se perguntar quais são os usos de água existentes? Conhecê-los pode ser bem importante para um consumo mais sustentável.
Os tipos de uso da água são classificados em dois grandes grupos: usos consuntivos e usos não-consuntivos.
Usos consuntivos são aqueles usos em que há perda entre o que é retirado do corpo d’água e o que retorna a ele, como nos abastecimentos doméstico e industrial, na irrigação e na limpeza pública.
Já os usos não-consuntivos são aqueles em que não há necessidade da retirada da água de seu local de origem, como para geração de energia, transporte e navegação, lazer e piscicultura, por exemplo.
Dos 2,5% de água doce do planeta, cerca de 15% estão no Brasil. Em relação à disponibilidade hídrica, a Organização das Nações Unidas (ONU) a classifica como:
- Abundante:disponibilidade hídrica de mais de 20.000 metros cúbicos (m³) por habitante por ano.
• Correta:disponibilidade hídrica entre 2.500 m³ e 20.000 m³ por habitante por ano.
• Pobre: disponibilidade hídrica entre 1.500 m³ e 2.500 m³ por habitante por ano.
• Crítica: disponibilidade hídrica menor que 1.500 m³ por habitante por ano.
Disponibilidade e distribuição hídricas pelo planeta são fortemente influenciadas pelo clima, sendo que elas podem flutuar entre estações e entre anos seguidos.
Uso doméstico
O consumo médio diário de uma pessoa (consumo per capita) é calculado pelo consumo total de água dentro de um município, estado ou país, dividido pelo número total de pessoas abastecidas nesta mesma área. Assim, o consumo médio diário por pessoa é de 170 litros para um padrão típico de país industrializado, em que as aplicações são distribuídas da seguinte maneira: