Conheça os tipos de uso da água e quais os fatores que influenciam a demanda

Todo mundo sabe da importância da água para a vida na Terra e da necessidade de sua preservação. Mas você já parou para se perguntar quais são os usos de água existentes? Conhecê-los pode ser bem importante para um consumo mais sustentável.

Os tipos de uso da água são classificados em dois grandes grupos: usos consuntivos e usos não-consuntivos.

Usos consuntivos são aqueles usos em que há perda entre o que é retirado do corpo d’água e o que retorna a ele, como nos abastecimentos doméstico e industrial, na irrigação e na limpeza pública.

Já os usos não-consuntivos são aqueles em que não há necessidade da retirada da água de seu local de origem, como para geração de energia, transporte e navegação, lazer e piscicultura, por exemplo.

Dos 2,5% de água doce do planeta, cerca de 15% estão no Brasil. Em relação à disponibilidade hídrica, a Organização das Nações Unidas (ONU) a classifica como:

  • Abundante:disponibilidade hídrica de mais de 20.000 metros cúbicos (m³) por habitante por ano.
    Correta:disponibilidade hídrica entre 2.500 m³ e 20.000 m³ por habitante por ano.
    Pobre: disponibilidade hídrica entre 1.500 m³ e 2.500 m³ por habitante por ano.
    Crítica: disponibilidade hídrica menor que 1.500 m³ por habitante por ano.

Disponibilidade e distribuição hídricas pelo planeta são fortemente influenciadas pelo clima, sendo que elas podem flutuar entre estações e entre anos seguidos.

Uso doméstico

O consumo médio diário de uma pessoa (consumo per capita) é calculado pelo consumo total de água dentro de um município, estado ou país, dividido pelo número total de pessoas abastecidas nesta mesma área. Assim, o consumo médio diário por pessoa é de 170 litros para um padrão típico de país industrializado, em que as aplicações são distribuídas da seguinte maneira:

uso da água1

Matéria completa em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/3223-os-usos-da-agua-conheca-tipos-existem-como-influenciam-demanda-zonas-umidas-consuntivos-nao-abundante-correta-pobre-critica-voce-sabia-domestico-populacao-natureza-cidade-clima-pressao-rede-agua-virtual-pegada-hidrica-poluicao-convencao-ramsar.html?lb=no&utm_source=eCycle&utm_campaign=d25a48f2fb-Newsletter_200_29_01_2016&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-d25a48f2fb-150575977. Acesso 17/03/2016.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s