Quantas árvores teríamos que plantar para salvar o planeta?

Se na sua lista de coisas para fazer na vida houver o item “plantar uma árvore”, pode colocar esse objetivo na lista de prioridades. E, se possível, não plante apenas uma. Segundo um estudo publicado na última sexta (5 de julho), na revista científica Science, plantar alguns bilhões de árvores pelo mundo seria a melhor maneira de melhorar a qualidade do ar no futuro.

Essa é a primeira pesquisa a quantificar as árvores que poderíamos plantar na Terra para diminuir em até 25% os níveis de carbono na atmosfera. E não só: em quais regiões do planeta cabem mais áreas verdes? Foi o que os especialistas – de instituições científicas da Suíça, Itália e França – responderam.

autumn-foto Pixabay

Foto: Pixabay

Eles levantaram dados de 80 mil florestas do mundo e usaram um software do Google para para gerar um mapa de quais partes do planeta poderiam contar com maior cobertura vegetal.

Os resultados apontam que, excluindo áreas verdes já existentes, assim como regiões urbanas e de agricultura, o ecossistema terrestre ainda tem espaço para 0,9 bilhão de hectares ocupados por árvores. Se tudo isso fosse plantado, 200 trilhões de toneladas de carbono poderiam ser removidos da atmosfera.

Caso esteja se perguntando como isso aconteceria, é só lembrar das aulas de biologia da escola: ao fazer a fotossíntese, as plantas captam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Por isso elas são essenciais para garantir um ar mais limpo.

“Nós já sabíamos que restaurar áreas florestais teria impacto no clima, mas não tínhamos evidências de quanto seria esse impacto”, diz Thomas Crowther, coautor do estudo, em nota. “Nosso trabalho mostra claramente que essa é a melhor solução disponível hoje”.

Um relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) demonstrou que seria preciso plantar mais de 1 bilhão de hectares para limitar a 1,5 ºC o aumento da temperatura global até 2050.

A melhor maneira de cultivar tantos pés de árvores ainda não está clara – nem se seria possível plantar tudo isso. Mas, enquanto medidas em larga escala não são tomadas, podemos fazer a nossa parte. Semear algumas sementinhas já é um começo.

Fonte: https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2019/07/08/152857-quantas-arvores-teriamos-que-plantar-para-salvar-o-planeta.html. Acesso 12/07/2019.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s