Acorda! Quero entrar!…

É praticamente inevitável que o porteiro noturno, aquele que via de regra assume seu posto às 19h no turno de doze horas e só sai às 7h do dia seguinte, acabe dormindo durante a madrugada.

Há inúmeros relatos de condôminos que, sob chuva forte, ficam tocando o interfone até que ele acorde. Até lá, o sujeito fica totalmente encharcado.

Com a diminuição do entra-e-sai, o porteiro acaba dando uma relaxada e dormindo, mesmo que não tenha uma TV à disposição.

Especialistas em segurança orientam que a portaria deve ser concebida como uma célula autônoma, com vidros à prova de bala, banheiro, tenha uma boa iluminação (afinal, a baixa luminosidade causa sonolência), seja climatizada se possível, e não haja nada que possa distrair o profissional (caso da TV).

Há quem disponibilize também uma garrafa de café, que pode ajudar a ‘afastar’ o sono.

Para um controle mais efetivo do estado de vigilância do porteiro caberia também a instalação de um software que dispara uma campainha em intervalos regulares, a sua escolha – 15 min., 30 min., etc. –, obrigando-o a apertar uma tecla ou encostar um bastão no botão instalado num local que o obrigue a se levantar de sua cadeira.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em segurança e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Acorda! Quero entrar!…

  1. Sabino A. Oliveira disse:

    Descobri que Sou teu fan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s