Quem paga o quê

No caso de imóvel locado em condomínios a quem compete o pagamento das despesas ordinárias e extraordinárias?

Essa questão não era disciplinada nem na lei dos condomínios, de 1964, nem no código civil ora em vigor, e sim na lei do inquilinato, a 8.245 de 1991.

Ao locador, art. 22, cabe a responsabilidade de pagar as despesas extraordinárias, assim entendidas aquelas não rotineiras na manutenção do edifício, como por exemplo pintura de fachada, com decoração e paisagismo das áreas comuns e constituição do fundo de reserva.

O art. 23 lista alguns itens que se referem às despesas ordinárias, de responsabilidade do locatário, como reposição do fundo de reserva, salários e encargos dos funcionários do condomínio, consumo de água, luz e gás da área comum, manutenção e conservação de equipamentos de uso comum, dentre outros.

Proprietários de imóveis mal assessorados podem pensar que é obrigação do locatário pagar todas as despesas quando aluga seu imóvel num condomínio.

É nosso dever mantê-los bem informados a respeito, especialmente quando aparecem contas condominiais a serem deduzidas no repasse dos aluguéis.

rateios

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em administração e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s