Da série “Inimigos do Condomínio” #2

É bom esclarecer que a ordem com que serão apresentados os “próximos inimigos” do condomínio daqui em diante não significa necessariamente que estamos considerando uma ordem sequencial, ou seja, o síndico ora em evidência não é, necessariamente, o INIMIGO Nº 2 do condomínio.

Você nunca foi síndico, na verdade não vai muito às assembleias. Naquele dia, sem futebol ou qualquer outro programa que lhe interesse na TV, você resolve descer.

Quando se dá conta, você é o síndico do prédio em que mora!

E agora?

Apesar da grande responsabilidade do cargo não há porque se desesperar. Uma boa administradora, uma assessoria competente e experiente o proverá de todas as informações de que precisa.

O síndico, ou melhor, suas atitudes e posturas podem, em alguma medida, ser consideradas INIMIGAS do condomínio.

Especialmente quando insiste, mesmo com orientação contrária da administradora, em fazer compras de valores elevados, de produtos e serviços que não são entendidos como prioridade naquele momento pela massa condominial.

Quando demora a entregar documentos comprobatórios de despesas – isso na maior parte das vezes -, atrasando o fechamento da pasta de prestação de contas, colocando em xeque a qualidade dos serviços da própria administradora.

E também quando não observa suas responsabilidades legais, como convocar as assembleias, elaborar a previsão orçamentária de cada ano, cumprir e fazer cumprir as determinações da convenção, do regulamento interno e das assembleias.

O que comumente se chama de ‘gestão temerária’, termo que alguns síndicos ficam com urticária quando ouvem.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em administração e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s