Faltou luz! E agora?!

Bem, o verão está chegando. Em São Paulo normalmente acompanhado de chuvas fortes e repentinas quedas de energia.

Levando esse enredo ao condomínio pensamos logo naquele equipamento que pode suprir a falta de energia e o que isso pode (poderia?) acarretar.

O gerador, também chamado de grupo gerador (ou GMG – grupo moto-gerador), é esse equipamento que alguns condomínios acham que é desnecessário, ou que eventualmente não têm verba suficiente para adquiri-lo e posteriormente mantê-lo.

O conforto dos condôminos, na falta da energia da concessionária, é preservado; a segurança, também, eis que os projetos de instalação devem contemplar o funcionamento dos elevadores, iluminação da área comum, garagem inclusive, bombas d’água, circuito fechado de TV, portões e demais dispositivos de segurança, além, é claro, das tomadas de geladeiras das unidades autônomas e, quando mais completos, um ou outro ponto de iluminação lá dentro, como hall de entrada, cozinha e sala.

É claro que representa um custo significativo sua aquisição. Mas, não menos importante, é sua manutenção. E que seja preventiva. E normalmente feita a cada trinta dias.

Já imaginou o gerador não entrar em funcionamento automaticamente, como deve ser, quando há falta de energia da concessionária e isto não acontecer porque não houve a devida manutenção?

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em manutenção. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s