A logística reversa e a lei “PNRS”

Talvez tenham sido os vinte anos que passou ‘tramitando’ no Congresso, talvez tenha sido a data da promulgação da regulamentação, nos derradeiros dias do ano de 2010, talvez tenham sido tantas outras questões que o noticiário, dispersando nossa atenção, nos coloca em ‘evidência’…

… mas o fato é que a lei 12.305 de 02 de agosto de 2010, regulamentada pelo decreto 7.404 de 23 de dezembro de 2010, a importante lei que instituiu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, está em plena vigência…

… e traz importantes itens que nos afetam diretamente como cidadãos, urbanos essencialmente, consumidores, a que devemos estar cientes, por exemplo, da relevância…

… da questão da logística reversa, que obriga toda a cadeia produtiva de um produto a viabilizar a coleta para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada aos resíduos.

Na prática?

Esse conceito deixa claro que a venda não termina no momento da entrega do produto ao cliente final.

As empresas que adotarem a logística reversa de forma mais efetiva estarão melhor preparadas para competir em momentos de consumo consciente e escassez de matéria prima, e serão reconhecidas pelos consumidores pelo esforço de reciclar, reaproveitar materiais e tratar seus resíduos.

Há uma feira específica, a Reciclatech, feira internacional para reciclagem e logística reversa, evento ocorrido em São Paulo no início de novembro de 2013.

Image

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s