Da série “O condomínio ideal” #12 – Manutenção

A ‘saúde’ do edifício está diretamente relacionada com a manutenção que lá se pratica.

– “Deixa quebrar primeiro para pensar no conserto”, pensam alguns. “É mais barato”.

Será?

Bem oportuno é relembrar o artigo “Lei de Sitter? Queéisso?”, publicado em 03/10/2013, que atribui à manutenção preventiva o melhor predicado às finanças condominiais, a economia. Além da eficiência, é claro!

As manutenções bem executadas valorizam o patrimônio comum e saltam aos olhos de todos, inclusive dos futuros condôminos.

Imagem

Como assim?!

A escolha de um imóvel onde se pretende morar com a família é uma decisão que envolve estudos, visitas, análises. Quando o potencial comprador chega pela primeira vez ao condomínio e percebe tudo limpo, o jardim bem cuidado, os brinquedos do playground com aparência de novos, nenhuma lâmpada apagada, a água da piscina azulzinha, azulzinha, os portões de pedestre e de veículos funcionando perfeitamente, a luz piloto acesa no topo, os elevadores bem iluminados e sem pichações, tudo isso, sem que se mencione expressamente, ajudam a influenciar positivamente na sua decisão.

Uma possível evidência indireta de que as manutenções são prioridade num determinado condomínio é a própria cota condominial, quer dizer, seu valor mensal.

 

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em manutenção e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s