Não descuide dos funcionários de seu condomínio

Às vezes o síndico, atribulado com tantas preocupações e responsabilidades com a administração do condomínio, não presta muita atenção às condições de trabalho de seus funcionários.

Mesmo porque a tendência é confiar – cegamente(?) – no zelador ou gerente predial, esta que é a pessoa que o representa na maior parte do tempo, quem são seus olhos e ouvidos quando ele não está presente.

É mais comum do que se imagina, o projeto não prevê espaços específicos para o refeitório dos funcionários.

Imagem

O que fazer?

Improvisa-se! Procura-se um ‘canto’ qualquer em toda a edificação para se instalar o micro-ondas, a geladeira, uma mesa com algumas cadeiras, onde funcionará provisoriamente (sic) o refeitório.

Sabe o ático, aquele espaço definido em arquitetura como o último andar de um edifício, que repousa sobre uma cornija para esconder o telhado?

É um local sem ventilação (janelas), sem instalação hidráulica (pia), normalmente distante de banheiros (instalados nos subsolos) que tem sido ‘escolhido’ para abrigar o refeitório…

Um condomínio de Londrina, PR, foi condenado a pagar indenização em sede de danos morais a uma porteira, por não oferecer “as mínimas condições de higiene para aos funcionários”: a geladeira dos porteiros ficava dentro do banheiro, ao lado do vaso sanitário.

Mesmo tendo recorrido, o “Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região manteve a decisão de primeira instância sob a alegação de que manter uma geladeira no mesmo espaço das instalações sanitárias caracteriza situação degradante, diante do risco de contaminação”.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em administração. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s