A intrincada logística na coleta de lixo em condomínios

Todos os serviços prestados aos condôminos são importantes, alguns, imprescindíveis no dia a dia da convivência condominial.

Um dos mais emblemáticos é o lixo gerado, sua retirada das unidades, seu armazenamento até a efetiva remoção pelos garis do município.

Cuidar dessa coleta é um grande desafio para os síndicos.

O mais corriqueiro, embora irregular e ilegal, é colocar recipientes nos andares, naquele espaço compreendido entre as portas corta-fogo que precede a escadaria.

O Corpo de Bombeiros desaprova essa prática por comprometer a rota de fuga.

Imagem

Alguns condomínios implantaram a coleta individual, aquela em que cada condômino leva seu próprio lixo aos recipientes posicionados no subsolo.

Prós e contras são apontados. A favor, o evidente cumprimento às regras e às leis; contra, o descontentamento de alguns que têm que deixar de lado ‘importantes afazeres’ para descer com seu lixo à mão.

E também o gasto extra com energia, com as idas e vindas de elevador somente para isso, além dos inevitáveis respingos pelo trajeto.

 O que tem sido adotado é a chamada ‘coleta ativa’, isto é, a administração assume, via Circular distribuída a todos, um horário para a retirada do lixo em cada unidade, quando o funcionário toca a campainha e faz a coleta. Se o condômino estiver ausente, ou ele leva seu lixo ao subsolo, ou o deixa do lado de fora do apartamento, na área de serviço.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em administração com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s