El Hierro, a ilha espanhola que viverá do vento e da água

Ela é a menor das ilhas Canárias e a menos conhecida pelos turistas, mas El Hierro se prepara para se tornar a primeira ilha a se abastecer com eletricidade de forma 100% autônoma, graças às energias renováveis.

Para tanto, aposta principalmente em sua principal riqueza, o vento que sopra durante todo o ano nos 278 quilômetros quadrados de sua atípica paisagem, de verdes montanhas e grandes esplanadas de rocha vulcânica, em frente à costa africana.

Imagem

Mas, “o vento não é constante” e, por isso, surgiu a ideia de combiná-lo com outro recurso, a água, explica Juan Manuel Quintero, diretor-geral da usina Gorona del Viento, localizada perto da capital, Valverde.

Segundo um esquema único no mundo, a instalação une cinco aerogeradores e duas balsas d’água, uma 700 metros acima do nível do mar e outra, 650 metros abaixo.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/04/09/104240-el-hierro-a-ilha-espanhola-que-vivera-do-vento-e-da-agua.html

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s