Contra e-lixo, UE quer modelo único de carregador

Quem nunca sofreu com o problema? A bateria do celular está quase no fim, você esqueceu o carregador em casa e ninguém que está por perto tem um modelo igual ao seu para te emprestar. Esse tipo de situação pode estar com os dias contados, pelo menos na União Europeia.

Imagem

Projeto proposto pela parlamentar alemã Barbara Weiler propõe que se torne obrigatório que todos os fabricantes de celulares adotem um modelo único de carregador para os aparelhos. Se aprovada, a medida valerá para todos os países do bloco econômico – entre eles Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia.

Muito além de querer facilitar a vida dos usuários de celular que esquecem o carregador em casa, o projeto pretende diminuir consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico produzido. Segundo a relatora Weiler, a medida evitará, anualmente, 51 mil toneladas de e-lixo.

 

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/03/25/103816-contra-e-lixo-ue-quer-modelo-unico-de-carregador.html

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s