Da série ‘perguntas e respostas’. #5

Aos que não assistiram à entrevista ao jornalista potiguar Gleydson Batalha, na TV União, de Natal/RN, no ano passado (2013), revisito alguns dos temas abordados, por considerá-los pertinentes.

Serão três posts, incluído este.

Quais os problemas mais comuns em condomínios? Qual é o campeão de reclamações?

São os cinco indefectíveis ‘C’s: cachorro, criança, carro, cano e calote, não necessariamente nesta ordem. Os dois primeiros são autoexplicativos; carro, para simbolizar as demandas oriundas do estacionamento; cano, tudo que envolver a parte hidráulica; e calote, a questão da falta de pagamento das cotas condominiais.

O campeão é o barulho. Causado, via de regra, por pelo menos dois C’s, cachorro e criança, mas também por adultos, nas festas em casa ou no salão de festas do edifício, quando arrastam móveis ou andam de salto alto pelo apartamento, ou mesmo quando abandonam seu cãozinho preso durante o dia todo, ao sair para trabalhar, ou quando resolvem na tarde de sábado, por exemplo, usar a furadeira para pendurar um quadro.

Sem contar com o barulho externo, vindo de bares, restaurantes, construções, etc.

barulho-volume
A inadimplência, por exemplo, é um problema sério, não? Que particularidades podem ser apontadas na sua gestão?

Sem dúvida que sim. É um problemão para o síndico administrar: há que ficar atento, cumprir seu dever legal de cobrar as cotas condominiais, impondo as multas devidas.

É muito importante que o síndico perceba que o condomínio não pode prescindir de suas receitas, e que ele não tem respaldo legal para conceder descontos ou isenções.

Outro detalhe que às vezes não é observado é que acordo firmado não cessa a inadimplência, significa apenas uma expectativa de quitação, ou seja, quando houver parcelamento, apenas quando for paga a última parcela é que cessa a inadimplência, momento em que é possível a emissão da respectiva certidão negativa de débitos condominiais.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em administração e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Da série ‘perguntas e respostas’. #5

  1. m13 disse:

    Republicou isso em Resenhas de Química.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s