Nessa época de chuvas magras e reservatórios vazios em grande parte do país, sudeste e centro-oeste incluídos, não é demais relembrar a importância de que se reveste ter como prioridade a economia desse precioso líquido.
Mesmo que isso signifique investir em processos e sistemas que visem ao melhor aproveitamento dela.
Assim sendo, tem havido diversos projetos em que o reaproveitamento de águas servidas mediante o tratamento adequado, a cargo de estações domésticas de tratamento, reutilizando-se a água dos chuveiros e pias dos banheiros, ainda na fase de construção do empreendimento.
Depois de concluída e entregue a obra, essa água será reutilizada na descarga, em irrigação e limpeza de garagem, dentre outros possíveis usos.
Já não era sem tempo de os empreendedores se preocuparem com questões desse tipo, construindo reservatórios para coleta de água de chuva e armazenamento de água de reuso. Além, claro, de projetos de paisagismo com espécies que necessitem de menos água.
A instalação de torneiras com arejadores, temporizadores ou redutores de pressão, e válvulas de descarga de duplo fluxo também entram no rol de providências úteis ao uso racional da água.
Faça as contas, pense no planeta e no seu futuro!