Água, água, água!

Nessa época de chuvas magras e reservatórios vazios em grande parte do país, sudeste e centro-oeste incluídos, não é demais relembrar a importância de que se reveste ter como prioridade a economia desse precioso líquido.

Mesmo que isso signifique investir em processos e sistemas que visem ao melhor aproveitamento dela.

Assim sendo, tem havido diversos projetos em que o reaproveitamento de águas servidas mediante o tratamento adequado, a cargo de estações domésticas de tratamento, reutilizando-se a água dos chuveiros e pias dos banheiros, ainda na fase de construção do empreendimento.

Depois de concluída e entregue a obra, essa água será reutilizada na descarga, em irrigação e limpeza de garagem, dentre outros possíveis usos.

água economia

Já não era sem tempo de os empreendedores se preocuparem com questões desse tipo, construindo reservatórios para coleta de água de chuva e armazenamento de água de reuso. Além, claro, de projetos de paisagismo com espécies que necessitem de menos água.

A instalação de torneiras com arejadores, temporizadores ou redutores de pressão, e válvulas de descarga de duplo fluxo também entram no rol de providências úteis ao uso racional da água.

Faça as contas, pense no planeta e no seu futuro!

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s