Assembleia é coisa séria! 2.3

O voto do locatário (ou comodatário) será válido em qualquer assembleia quando ele apresentar a respectiva procuração. Não há previsão legal de que o não-proprietário que ocupe temporariamente uma unidade autônoma, a qualquer título, possa votar sem procuração, mesmo que a deliberação envolva despesas ordinárias, sob sua responsabilidade.

Se a convenção não proibir expressamente poderá o locatário ser eleito subsíndico ou membro do conselho. O cargo de síndico poderá ser ocupado por qualquer pessoa física ou jurídica, condômino ou não.

assembleia13

Quanto ao número de procurações que uma só pessoa pode portar e quais os requisitos dessas procurações, isto é, com firma reconhecida em cartório ou não, se públicas ou particulares, – são questões a serem disciplinadas na convenção, uma vez que o código civil não faz nenhuma menção à quantidade de procurações, e não obriga o reconhecimento de firma (vide art. 654).

Igualmente, a convenção deverá (deveria) proibir que síndico, subsíndico e membros do conselho, ou funcionários do condomínio sejam procuradores, por aqueles estarem envolvidos diretamente na administração, e estes se submeterem a eventuais constrangimentos perante os demais condôminos.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em assembleia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s