Síndrome do edifício doente: quando o prédio em que você mora ou trabalha prejudica a saúde

Diversas doenças podem ser desencadeadas pelo ambiente em que você vive, seja em sua casa ou no local de trabalho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, em 1982, a existência da síndrome do edifício doente, após a comprovação de que a morte de 34 pessoas e a constatação de que 182 casos de contágio com a bactéria denominada Legionella pneumophila foram ocasionados pela contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia. Dá para perceber que a coisa é séria, né? Você já  sentiu que, ao entrar em um edifício, seus olhos e nariz ficaram irritados, apresentou dores de cabeça, falta de concentração ou fadiga? É possível que o local em questão se tratasse de um “edifício doente”.

Mas afinal, o que é um edifício doente?

edificio-doente

A síndrome em questão se refere à relação de causa e efeito das condições de um ambiente interno e a agressão à saúde dos ocupantes, com fontes poluentes de origem física, química ou biológica. Um edifício é considerado doente quando cerca de 20% de seus ocupantes apresentam sintomas associados à permanência em seu interior. Sintomas relacionados com a construção podem ter um impacto substancial sobre a saúde.

Em alguns casos, a simples saída do local já é suficiente para que os sintomas desapareçam, mas o problema pode ocasionar distúrbios mais graves quando o indivíduo tem predisposição ou a exposição é prolongada, provocando as doenças relacionadas ao edifício (building-related illnesses – BRIs).

Leia tudo em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/42-eco-design/4061-sindrome-do-edificio-doente-conheca-os-sintomas-e-as-causas-alergias-dor-cabeca-vocs-poluicao-contaminantes-saude-trabalho-arquitetura-ar-condicionado-qualidade-quimicos-biologicos-fisicos-ambiente-saudavel-selo-casa-construcao-respiratorios-iluminacao.html?lb=no&utm_source=eCycle&utm_campaign=00b11f1961-Newsletter_194_08_01_2016&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-00b11f1961-150575977. Acesso 13/01/2016.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em manutenção com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s