Veja o aumento da temperatura nas maiores cidades do mundo até 2050

A pesquisa “entendendo as mudanças climáticas a partir de uma análise global entre cidades” publicada na revista científica PLOS ONE pelo The Crowther Lab da ETH Zurich, nos apresenta uma visão de futuro bastante preocupante.

A pesquisa faz uma análise das condições climáticas de mais de 500 cidades com mais de 1 milhão de habitantes em diferentes partes do mundo, projetando o impacto das mudanças climáticas e do aquecimento global na temperatura média destas cidades, inspirando as pessoas à agir e cobrar mais comprometimento das autoridades mundiais em relação ao tema.

A pesquisa procurou responder à algumas perguntas: Quantas das cidades analisadas apresentarão transformações consideráveis em suas condições climáticas? Em quantas destas cidades o clima atingirá temperaturas inéditas e situação climáticas imprevisíveis? E finalmente, o aquecimento global é um fenômeno que afeta o planeta de forma uniforme ou pontual?

“Incluso no cenário mais otimista, encontramos que um 77% das cidades analisadas provavelmente deverão experimentar uma transformação considerável em suas condições climáticas, se afastando cada vez mais de suas históricas condições atmosféricas típicas de sua região geográfica. Além disso, acredita-se que 22% das cidades atingirão temperaturas nunca experimentadas em nenhuma das outras cidades analisadas.”

São Paulo com o tempo seco

São Paulo com o tempo seco e temperatura na casa dos 25º C
Imagem: Werther Santana/Estadão Conteúdo

“Como uma tendencia geral, encontramos que todas as cidades tendem a apresentar temperaturas de cidades mais próximas das zonas tropicais, sendo que as cidades do hemisfério norte apresentarão um considerável aumento de temperatura, condições climáticas mais próximas de cidades que hoje se encontram em média, 1000 km mais ao sul, enquanto que as cidades de climas tropicais, apresentarão um clima muito mais seco que úmido.”

Quais serão as consequências para as grandes cidades da América Latina?

Buenos Aires terá um clima mais parecido com a cidade de Sidney na Austrália; Santiago será como Nicosia, a capital do Chipre; Quito apresentará um clima sul-africano como em Durban; A Cidade do México será como Gaborone no sul da África, O clima em São Paulo será como em Miami e a cidade de Sucre como a Cidade do México. Acompanhe a projeção comparativa das mudanças climáticas nas principais cidades do mundo através do mapa interativo do The Crowther Lab.

Artigo completo em: https://www.archdaily.com.br/br/921041/veja-o-aumento-da-temperatura-nas-maiores-cidades-do-mundo-ate-2050?utm_medium=email&utm_source=ArchDaily%20Brasil&kth=2,652,002 . Acesso 16/01/2020.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s