PNUMA cita sete conexões entre você e os recifes de coral

O Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado nesta terça-feira (3), é uma chance para apreciarmos tudo o que a natureza oferece. O tema deste ano, “Sustentando toda a vida na Terra”, celebra a natureza que permite que animais selvagens, plantas e seres humanos prosperem em harmonia.

Entre os elementos mais valiosos da natureza estão os recifes de coral. Eles abrigam a maior variedade de espécies dos oceanos. Você pode pensar neles como florestas tropicais subaquáticas — cheias de componentes vivos e não vivos que, juntos, criam um dos ecossistemas mais exclusivos e importantes do mundo. Leia relato do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O Dia Mundial da Vida Selvagem, celebrado nesta terça-feira (3), é uma chance para apreciarmos tudo o que a natureza oferece. O tema deste ano, “Sustentando toda a vida na Terra”, celebra a natureza que permite que animais selvagens, plantas e seres humanos prosperem em harmonia.

Entre os elementos mais valiosos da natureza estão os recifes de coral. Eles abrigam a maior variedade de espécies dos oceanos. Você pode pensar neles como florestas tropicais subaquáticas — cheias de componentes vivos e não vivos que, juntos, criam um dos ecossistemas mais exclusivos e importantes do mundo.

coral-e1583254903841

Foto: Wikimedia Commons

Mas você sabia que os recifes de coral são tão importantes para nossas vidas em terra quanto para as espécies subaquáticas?

Veja sete maneiras pelas quais você está conectado aos recifes de coral:

Alimento

Cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo dependem dos peixes que vivem nos recifes de coral como uma fonte substancial de alimento. Mesmo se você mora longe de uma região costeira, há uma boa chance de o peixe que você comer ter vindo de um recife de coral! Mais de 4.000 espécies de peixes são sustentadas por recifes de coral, e cada quilômetro quadrado de recifes saudáveis pode produzir até 15 toneladas de peixe por ano.

Meios de subsistência

Os recifes de coral são um atrativo turístico significativo nas regiões em que existem. Milhões de snorkelers e mergulhadores se reúnem anualmente para ver a beleza dos recifes de corais, e ainda mais viajantes desfrutam das praias protegidas por eles. Isso fornece uma variedade de meios de subsistência baseados no turismo em barcos de mergulho e em centros de serviços como hotéis e restaurantes.

Proteção

Os recifes de coral agem como amortecedores naturais contra tempestades e ondas que podem provocar erosão nas regiões costeiras e danificar propriedades ou ameaçar vidas. Isso é possível devido às suas formas complexas e às “paredes” subaquáticas que eles constroem, que ajudam a reduzir a intensidade das ondas que chegam. A proteção oferecida pelos recifes de coral é cada vez mais importante, pois as mudanças climáticas ameaçam aumentar a intensidade e a frequência das tempestades.

Remédio

Novos medicamentos e suplementos nutricionais estão sendo desenvolvidos a partir de compostos químicos encontrados em muitas espécies que vivem em recifes de coral. Embora os cientistas façam isso nas florestas há décadas, apenas recentemente começamos a explorar as possibilidades oferecidas pelos recifes. Isso significa que é possível que apenas tenhamos arranhado a superfície em termos de quais medicamentos poderosos podem se originar nos recifes de coral!

Cultura

Para as pessoas que vivem nas regiões costeiras onde os recifes de coral crescem, e para quem já mergulhou sob a superfície e viu sua maravilhosa exibição de cores e vida, os recifes de coral têm um valor não vinculado ao dinheiro. Além de nos fornecer os recursos e serviços acima, são representações deslumbrantes da complexidade e beleza da vida em nosso planeta. Se você já viu um recife de coral, talvez sinta que a presença deles torna o mundo um lugar mais espetacular.

Filtragem de água

Os recifes de coral ajudam a manter nossas águas costeiras livres da poluição. Muitos corais e esponjas são filtradores, o que significa que consomem material particulado (poluentes que não se dissolvem) presente na água. Isso evita que essas partículas se depositem no fundo do oceano e sujem-no com materiais nocivos. Na próxima vez que você der um mergulho no oceano, não se esqueça de agradecer aos recifes de coral por ajudar a mantê-lo limpo!

Praias

A areia das praias costuma ser vista como o produto de conchas quebradas, mas os recifes de coral também ajudam na construção de nossas praias. Na verdade, grande parte da areia em muitas praias é fruto de esqueletos de corais quebrados. Além disso, alguns seres que vivem nos recifes produzem areia como resultado do consumo de coral. Por exemplo, estima-se que um peixe-papagaio de corpo grande produza até uma tonelada de areia por ano!

Os recifes de coral são diferentes de qualquer outro ecossistema da terra. Esses belos recifes não apenas sustentam uma abundância de vida vegetal e animal, mas também fornecem recursos inestimáveis ​​e melhoram nossa qualidade de vida.

Para saber mais sobre o que mantém um recife de coral saudável, acesse o Reef Riders Journey, um desafio interativo que permite explorar como as ações diárias das espécies mantêm o delicado equilíbrio de seu ecossistema.

Fonte: https://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2020/03/04/157422-pnuma-cita-sete-conexoes-entre-voce-e-os-recifes-de-coral.html. Acesso 5/03/2020.

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em sustentabilidade com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s