Da série ‘perguntas e respostas’. #3

O código civil delega à convenção sobre a forma de se administrar o condomínio. Que formas são essas? Onde ‘entra’ a administradora de condomínios nisso?

Administrar um condomínio é tarefa complexa, cheia de detalhes e especificidades, há que estar atento à legislação como um todo, na tributária em especial, enfim, não é empresa para despreparados.

Talvez seja possível improvisar… até o momento em que alguma “bomba” estoure e o condomínio se depare com uma situação desconfortável, de cuja solução dependa o desembolso de grandes somas.

Em apertada síntese, as formas são a autogestão ou gestão via administradora; pode o síndico ser morador ou síndico profissional, este, a quem preferimos chamar de síndico terceirizado (o termo “profissional” tem sido usado na prática para diferenciar do síndico residente no condomínio).

A administradora de condomínios é imprescindível para auxiliar o síndico na (às vezes) ingrata tarefa de bem gerir os recursos (e humores) de toda massa condominial, prover a manutenção de todos os equipamentos e estrutura do edifício, valorizando o patrimônio comum.

É a efetiva parceira do síndico, fazendo tudo o que for preciso no dia-a-dia do condomínio, ou seja, na área de recursos humanos, administrativa e financeiramente.

Não contrate a administradora de seu condomínio baseado apenas no valor cobrado!

convenção

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em administração com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s