Não é muito pesado?!

Envidraçamento de sacada. Desdobramentos.

Para se aprovar o fechamento de sacadas com vidro em condomínios, já dissemos isso, há que se aprovar em assembleia.

A dica que pode ser dada é a de que o síndico, via administradora, promova uma pesquisa detalhada, convidando pelo menos três empresas idôneas, com um bom portifólio de clientes. Essas empresas apresentam sua proposta técnica e comercial, mas, nesse momento interessa mais a parte técnica.

Por quê?

Há que se definir com precisão o peso extra que aquela laje em balanço irá suportar. Em alguns casos, inclusive, é recomendável que um engenheiro calculista seja consultado.

Outro ponto polêmico a ser debatido em assembleia é a cortina ou persiana. Consequência quase natural do envidraçamento, pode comprometer a fachada do edifício se também não for padronizada em termos de cor, modelo, largura das peças, estilo de fechamento e abertura.

Finalmente, reforça-se a tese de que a empresa seja idônea, pois, se a instalação não for bem feita, o sistema de fixação de todo o conjunto não for eficiente e alguma parte cair, você é inteiramente responsável pelos resultados. Sejam quais forem.

Imagem

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em leis e normas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s