A culpa é da administradora!

Bastante comum quando algo ‘não vai bem’ no condomínio se afirmar que a culpa é da administradora.

Ou, eventualmente, quando o que chamamos de padrão de consumo do condomínio se altera substancialmente para menos quando finda uma gestão e outra se inicia.

Uma administradora é contratada para auxiliar ao síndico na árdua e detalhada tarefa de administrar o condomínio.

Ou seja, ela elabora a folha de pagamentos dos funcionários e programa suas férias, elabora a previsão orçamentária que tem aprovação prévia do síndico além de ser submetida à assembleia especialmente convocada para isso, emite os boletos mensais de cobranças das cotas baseada exatamente nessa previsão, envia advertências e cartas de multa somente se for solicitado pelo síndico, orienta-o em relação aos dispositivos legais, enfim, aquela gama de serviços que conhecemos.

Dia e hora da assembleia são definidas pelo síndico. Pagamentos de contas se não forem feitas diretamente por ele, no mínimo o síndico é quem os autoriza. Compras, idem, tanto de produtos quanto de serviços.

Cabe à administradora ajuda-lo, orienta-lo. Apenas isso. Não é possível questionar qualquer compra que faça o síndico, por mais bizarra e por mais cara que possa ser.

É preciso ter muito cuidado com rompantes e acabar dizendo o que não se queira. O condomínio pode perder uma administradora séria e comprometida com seu trabalho e seu cliente.

Pense nisso.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esta entrada foi publicada em administração com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s