Da série “Inimigos do Condomínio” #4

Condomínio não é empresa, não pratica atos de comércio, não tem lucro. A fonte primordial de sua receita é a contribuição mensal dos condôminos, à exceção, quando é o caso, de eventuais espaços locados.

É muito raro, entretanto, que receitas advindas de locações cubram toda a despesa mensal de um edifício.

A inadimplência é, portanto, nefasta à boa gestão. É neste sentido que está aqui classificada como inimiga do condomínio.

síndico

Nosso legislador – inadvertidamente, queremos crer -, tem fomentado essa espiral; lembre-se de que o código civil, desde 2003, ‘engessou’ a multa em 2%. Isso praticamente coroou a despesa condominial como a mais barata em nossa sociedade.

Qualquer percalço financeiro que surja em nosso dia-a-dia e que dificulte o cumprimento daqueles compromissos corriqueiros, o primeiro a ser deixado de lado é exatamente a cota de condomínio.

Cabe ao síndico, então, cuidar com muito carinho e atenção desse grande problema.

Alguns artigos já foram aqui publicados, na categoria Financeiro, àqueles que queiram ler mais a respeito da inadimplência.

 

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em financeiro e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s