As regras para disposição do lixo na cidade de São Paulo

Notícias recentes de jornal deram conta de que multas têm sido aplicadas em São Paulo pelas subprefeituras aos contribuintes, por vários motivos.

Pelo menos um dos motivos tem a ver com o lixo, inclusive depósitos de resíduos em via pública e caçambas irregulares.

O que isso tem a ver com o condomínio?

A disposição irregular de lixo nas calçadas em quantidade superior a 50 kg ou sua disposição em horários em que isso ocorre está intimamente ligada ao seu dia a dia.

Imagem

É sabido que a legislação municipal disciplina com rigor essa questão de horário para se tentar reduzir o risco dos sacos de lixo serem rasgados por cães de rua, e também o manuseio por catadores à procura de materiais recicláveis.

O que se espera, claro, é que cada condomínio separe o lixo orgânico do reciclável, observando dias e horários da coleta pública, acondicionando seu lixo em sacos plásticos resistentes e levando-o à rua em carrinhos apropriados.

O síndico, enfim, tem que estar atento ao lixo gerado por seu condomínio e ainda orientar seus funcionários a não impedir a circulação de pedestres nas calçadas.

 

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em administração e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s