Atualizar a convenção

A convenção é o documento de maior ‘estatura’ de um condomínio, a sua “constituição federal”. As regras por ela estabelecidas estão, em parte, relacionadas no código civil, que admite explicitamente, conforme preceitua o art. 1.334, outras “que os interessados houverem por bem estipular”.

Nem seria preciso ressaltar a importância de se ter uma convenção clara, concisa e abrangente. E atual.

A remuneração do síndico, quando cabível, as formas de se convocar assembleias, não se esquecendo também a virtual, quóruns para aprovação de certas questões, a exemplo da atualização do regimento interno, quem poderá representar aos condôminos mediante procuração, a forma e o próprio limite dessas procurações por outorgado, a proibição de o síndico presidir a assembleia, as regras para a gestão da inadimplência, a duração do mandato do corpo diretivo, e muitos outros, são os assuntos que uma convenção moderna deve disciplinar.

av paulista14

Há que se observar o quórum legal para sua atualização, de dois terços, algo difícil mas não impossível de se obter.

Um trabalho prévio de conscientização, a abertura do debate a todos os condôminos, a promoção e realização de reuniões preparatórias são algumas atitudes que certamente irão contribuir para aumentar a participação da massa condominial e sua compreensão da real importância dessa providência.

E, claro, a assessoria de profissional habilitado e experiente desde o início do processo.

Atualizar o regimento interno é assunto para outro artigo.

Anúncios

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", Editora Scortecci, 2013, São Paulo/SP, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", Editora Biblioteca 24horas, 2015, São Paulo/SP e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Ed. Juruá, 2018, Curitiba/PR. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em leis e normas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s