“C”, de calote

Em administração de condomínios se diz que os cinco maiores problemas que lá se enfrenta começam com a letra “c”: cachorro, criança, cano, carro e calote, não necessariamente nesta ordem.

Claro que o termo calote é algo inapropriado, mas não deixa de ser didática essa forma de memorização.

A inadimplência, ou inadimplemento, é o termo em juridiquês que significa o descumprimento de uma obrigação, no nosso caso, a de pagar a cota condominial mensal.

A primeira consequência óbvia quando um condômino não paga sua cota é onerar os demais.

Mas, talvez não seja a pior.

A falta de recursos para investir na manutenção preventiva das instalações e equipamentos, podendo chegar até a não ter ‘caixa’ suficiente para pagamento de despesas ordinárias importantes (todas são!), como conta de água ou de luz, ou mesmo concessão de benefícios a funcionários traz insatisfação e insegurança, além de desvalorizar o patrimônio comum.

Uma dica importante: monitore de perto os índices de inadimplência no seu condomínio, implemente mecanismos para seu controle [vide artigo já publicado ‘Inadimplência tem remédio?’, categoria financeiro] e promova a conscientização de todos da gravidade do problema.

Imagem

Sobre Orandyr Luz

Consultor, articulista e palestrante, especialista em gestão condominial. Autor dos livros "Evolução Histórica do Condomínio Edilício", São Paulo/SP: Editora Scortecci, 2013, "O condomínio daquela rua - Histórias e causos nesse ambiente peculiar", São Paulo/SP: Editora Biblioteca 24horas, 2015 e "O condomínio & você - Práticas de gestão condominial", Curitiba/PR: Ed. Juruá, 2018. Ciclista, leitor, cidadão.
Esse post foi publicado em financeiro e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para “C”, de calote

  1. Sabino A. Oliveira disse:

    marabens pelas publicaçoes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s